Exemplos próximos de jornalismo multimídia

bicicletas

Já imaginou contar uma história sem precisar recorrer a linhas e  parágrafos de textos? Difícil de imaginar? Isso é o que prega o jornalismo multimídia, que se utiliza de diversas mídias (texto, foto, vídeo, áudio, etc.) de forma integrada para relatar um fato.

Um bom exemplo de que é possível fazer jornalismo sem precisar escrever laudas e laudas de texto é o especial “A Revolução das Bicicletas”, da premiada e querida jornalista Julliana de Melo, do JC Online, do Recife.

Tive o prazer de acompanhar parte do processo trabalhoso que foi abordar o tema da bicicleta como alternativa de locomoção nas grandes cidades por meio de histórias em quadrinhos, vídeos e áudios. 

O especial ganhou destaque em blogs especializados em jornalismo multimídia como o Webmanario, do Alec Duarte,  e  o Jornalismo Móvel, do Fernando Firmino. 

moto_mulher

PRIMEIROS PASSOS

Há quase 4 meses comecei a enveredar pelo caminho do webjornalismo ao colaborar com um portal de notícias daqui do Recife. Depois de alguns experimentos em jornalismo multimídia, finalizei uma reportagem especial que tenta fugir da linguagem meramente textual.

A reportagem especial “A conquista das mulheres sobre duas rodas”, publicada no JC Online,  aborda o aumento do número de mulheres pilotando motos em Pernambuco por meio de textos, gráficos e vídeos. Um trabalho bem simples, mas que não deixa de ser um primeiro passo…

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Exemplos próximos de jornalismo multimídia

  1. Carlos Castilho

    Fabiana,
    Os teus dois textos estão excelentes. Muito bons mesmo. Você combinou informação com envolvimento pessoal. Parabéns também pelo design do blog. Poderias ter publicado uma foto da Juliana Melo, porque ela merece o destaque.
    Estou curioso sobre os teus próximos posts.
    Um abraço
    Castilho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s